Categorias:

11 dicas para orientar a diarista na sua ausência

Se você contrata uma diarista para fazer a limpeza da sua casa e quando ela chega você está saindo para trabalhar ou não está em casa, passar instruções pode ser complicado.

Pensando nisso elaboramos algumas dicas para que você possa programar o que será feito e orientar a diarista mesmo estando fora de casa.

1 – GUARDE OBJETOS: Para aproveitar ao máximo o dia que a diarista está na sua casa, guarde todas as coisas que estão fora do lugar antes da chegada dela. Assim ela ficará focada na limpeza pesada e não apenas em organizar.

2 – COMPRE PRODUTOS DE LIMPEZA: Uma dica é já olhar se todos os produtos de limpeza estão no armário. Não se esqueça dos panos de limpeza. Afinal, não adianta ela ir à sua casa, pronta para trabalhar e não encontrar as ferramentas necessárias.

3– UTENSÍLIOS E PRODUTOS: Mostre para a pessoa que irá cuidar da sua casa onde estão guardados todos os produtos de limpeza que ela vai usar. Se não estiver em casa, deixe escrito.

4 – CRONOGRAMA DE TAREFAS: Tenha um cronograma de todas as atividades que ela deve realizar e coloque na geladeira ou área de serviço e lembre-se de descrever quais produtos você gosta que sejam utilizados.

Limpeza do carpete: Apenas aspirador e limpa carpete.
Limpeza do fogão: Detergente ou algum produto específico.
Limpeza do piso de madeira: Sempre varrer e depois passar apenas um pano úmido.
Limpeza de armários: Lustra móvel ou pano úmido.

5 – RODÍZIO DE TAREFAS: Existem algumas tarefas domésticas que não precisam ser feitas toda semana (limpar vidros ou tirar teia de aranha, por exemplo), então faça um rodízio, escolha o que será feito naquela semana e deixe anotado junto com o cronograma semanal. Se no dia você tiver alguma necessidade especifica, anote também para não esquecer.

6 – EXECUÇÃO DAS TAREFAS: ninguém conhece a sua casa como você, então oriente a diarista sobre quais atividades devem ser feitas primeiro e a ordem em que elas devem acontecer. Você pode não estar pela manhã, mas caso chegue à tarde precisará do quarto limpo. Se ela não conhece a rotina da casa, a instrução irá facilitar a execução da limpeza.

7 – PEÇAS DELICADAS: Esteja junto na hora de limpar dentro de closets, cristaleiras, peças delicadas ou de muito valor afetivo e financeiro porque assim você ajudará a tirar e a colocar de volta aos armários ou cristaleiras tais objetos, por exemplo.

8 – COMPORTAMENTO: Instrua a diarista, seja na hora da chegada ou através de bilhetes se ela deve:

Abrir a porta ou não.
Atender telefone ou não.
Se ela pode fazer um lanche ou não.

9 – CUIDADOS COM PRODUTOS DE LIMPEZA AGRESSIVOS: relembre os cuidados à serem tomados ao utilizar produtos de limpeza fortes, abrasivos ou corrosivos. Se você utiliza tapetes de banheiro coloridos, por exemplo, os mesmos não devem ser colocados imediatamente após a limpeza do banheiro, pois a água sanitária permanece algum tempo nos rejuntes e pode manchar os tapetes.

10 – SOLICITE A SECAGEM DA LOUÇA APÓS A LAVAGEM: alguns materiais como inox, prata e plásticos transparentes podem ficar manchados caso seque espontaneamente, logo o ideal é secá-los imediatamente após a lavagem.

11– FINALIZAÇÃO: deixe instruções práticas sobre como deve ser a finalização do serviço.

O que fazer com os panos utilizados na limpeza, lavar ou deixar de molho?
Você estará em casa no momento da saída dela?
Se não estiver em casa, onde ela deve deixar a chave?
Onde você deixará o dinheiro do vale transporte?

Se chamar uma diarista pela nossa plataforma https://odete.com.br não esqueça de avaliá-la no final do serviço, ela também ira avaliar a sua casa!❤️

Foi útil? Faça seus comentários.

Um comentário em “11 dicas para orientar a diarista na sua ausência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.