Categorias:

Diferença entre assédio moral e assédio sexual no trabalho!

vídeo com legenda e tradução em libras

Dando continuidade a sério sobre direitos trabalhistas com a Dra. Lara Sanches, (advogada especialista em direito do trabalho
doméstico) dessa vez ela nos explica a diferença entre assédio moral e assédio sexual.

Muitas pessoas passam por isso e às vezes não conseguem identificar as atitudes e se identificam não sabem como proceder, bom…humilhações, ameaças, cobranças abusivas, brincadeiras que extrapolam o limite, brincadeiras de mau gosto tudo isso pode caracterizar o assédio, se você passa por isso no seu ambiente de trabalho. Fique atento!

Não é um tema novo, tá! é um assunto que já vem aí ao longo ao longo dos anos e é um tema muito importante que preocupa muito porque segundo a Organização Internacional do Trabalho 52% das mulheres economicamente ativas no mundo, já sofreram algum tipo de assédio.

Então fique atenta aos sinais, o que caracteriza o assédio moral?

O assédio moral é toda conduta abusiva e intencional praticada pelo empregador, né que acaba por ameaçar um emprego e prejudicar o ambiente de trabalho.

Então por exemplo:

  • atribui ao empregado uma sobrecarga de tarefas;
  • ficar colocando erros imaginários;
  • colocar trabalhos como urgente sem essa necessidade da urgência;
  • impedir que o empregado vai ao banheiro;
  • ignorar o empregado no ambiente de trabalho;
  • Não cumprimenta-lo, tudo isso pode caracterizar o assédio moral.

O que caracteriza o assédio sexual?

Já o assedio sexual, é quando o empregador ele se prevalece da sua da sua posição de empregador, né de superior ali na relação de trabalho para obter favores sexuais, né!

E isso vai desde abordagem com cunho sexual, até insistência mesmo no contato físico, então é muito importante que você sempre fique atento a essas ações, essas condutas no seu ambiente de trabalho e a primeira coisa identificando alguma, alguma conduta é conversar com o o empregador, tá!

Qual conduta adequada de um empregador?

O empregador, ele deve se colocar ali no lugar do empregado. Então tem uma conduta educada, é uma conduta empática, não exigir do empregado que ele trabalhe além da sua jornada sem necessidade, manter os pagamentos em dia, né!

Se for uma diarista, ao final do dia acertar o valor da diária, se for a doméstica registrada, manter os pagamentos em dia, tudo isso é muito importante, para afastar essas ações que podem caracterizar o assédio.

Vocês podem interagir com a Dra. Lara através de seu WhatsApp (11 99311-1224) ou através de seu instagram – https://www.instagram.com/sanchezesantosadv/