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Se uma profissional diarista fosse uma startup, como seria o seu dia a dia?

Meu nome é Felipe Huggler e sou CEO e fundador da Odete.com.br – A maior plataforma de profissionais diaristas do Brasil eu tive que estudar alguns termos técnicos que são utilizados diariamente para gerenciar, administrar e reportar informações para futuros investidores.

É chato, leva tempo e ainda mais eu sendo um desenvolvedor, meu negócio é programar, mas vamos lá!

Ultimamente eu tenho postado bastante coisa referente a dados e estatísticas que eu estou tirando com base nos dados da plataforma.

E agora eu estou me dedicando há alguns dados mais técnicos e que tem relação direta com investidores.

Mas tudo que eu faço, eu procuro ver se tem uma relação com as profissionais diaristas e como que eu posso passar esse conhecimento e esse conteúdo para elas aplicarem no seu dia a dia, e detalhe: passar o conteúdo de forma fácil, falando o linguajar das profissionais!

Se a Odete é uma startup, como seria se uma profissional diarista fosse uma startup e tivesse que reportar esses dados a um investidor?

Algumas métricas que são utilizados no dia a dia de uma startup ou empresa são:

  • NPS
  • CAC
  • CHURN
  • LTV

Mas o que significam essas siglas e como isso pode ser aplicado no dia a dia de uma profissional diarista?

O que é NPS?

NPS significa “Net Promoter Score” (Índice de Promotores Líquidos), que é uma métrica usada para medir a satisfação e lealdade dos clientes em relação a uma empresa, por meio de uma pergunta simples:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço para um amigo?”

Será que as profissionais fazem essa pesquisa de satisfação?

Eu fui fazendo uma espécie de enquete para responder essas perguntas!

Olha que interessante, a maioria respondeu que sim… e quando eu perguntei para uma das profissionais como ela fazia isso, ela me respondeu que envia um textinho para o contratante sempre que finaliza o trabalho!

Obrigada ————— por me receber hoje na sua casa, agradeço pela confiança no meu trabalho e espero poder estarmos juntos mais vezes pra poder manter seu lar mais limpo e aconchegante! Gostaria muito que vc pudesse me enviar seu feedback sobre meu trabalho e assim melhorar caso necessário!
Foi um prazer atender você!

Organize por Stefanie Castro

Ah blz, não chega a ser um NPS…mas é interessante ver que existe essa preocupação por parte de algumas profissionais diaristas.

Como é feito o cálculo de nps?

O cálculo do Net Promoter Score (NPS) é feito subtraindo a porcentagem de clientes promotores da porcentagem de clientes detratores. (ou seja, os que gostaram dos que não gostaram…esse é o vocabulário que tem que ser usado 🙂

Exemplo:
Se 50% dos clientes são promotores e 20% são detratores, o NPS seria de 30 (50 – 20).

Existe uma tabelinha que você pode se guiar e saber como está seu NPS

Aqui está uma descrição que pode ajudá-lo a aproximar o quão bem sua empresa está realmente se saindo com relação ao método absoluto:

-100-0: A maioria das pessoas que interagem com seu produto ou marca estão tendo uma má experiência. Elas não estão felizes com sua empresa e estão espalhando a palavra de que seus produtos ou serviços devem ser evitados.

1-30: Esta é uma faixa aceitável para estar dentro, pois você tem um pouco mais de promotores do que passivos e detratores. Entretanto, a maioria das empresas nesta faixa tem muitas oportunidades para melhorar.

31-50: É aqui que a maioria das empresas tende a viver. Uma empresa desta gama valoriza uma experiência de qualidade do cliente e geralmente a entrega com um sólido grupo de promotores prontos para indicar outros à sua marca.

50-70: Uma empresa desta linha está dobrando a experiência do cliente – e isso mostra. Algumas das marcas mais amadas têm um NPS (Net Promoter Score) nesta gama, e isso significa que elas têm um grupo maior que a média de promotores compartilhando sua percepção positiva com suas redes pessoais.

71-100: Este é o Santo Graal de NPS (Net Promoter Score), e raramente é alcançável. Uma empresa com uma pontuação nesta faixa é considerada como estando entre as melhores do setor.

O NPS da Odete está em 80!


O que é CAC?

Custo de aquisição de clientes, ou seja, quanto que eu tenho que gastar para conseguir novos clientes?

Será que profissionais diaristas sabem quanto custa cada cliente para elas?

Olha que interessante, a maioria das profissionais diaristas não sabem o quanto elas gastam para adquirir um novo cliente, ou seja, o investimento que elas fazem para adquirir um novo cliente, seja esse investimento em assinaturas de plataforma, como a Odete, panfletagem, uniformes, cursos, marketing, produtos e acessórios…

Como é feito o cálculo de cac?

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é calculado dividindo os custos totais de marketing e vendas pelo número de novos clientes adquiridos em um determinado período.

Exemplo:
Se uma empresa gastou R$ 10.000 em marketing e vendas em um mês e adquiriu 100 novos clientes nesse mesmo período, o CAC seria de R$ 100 (R$ 10.000 / 100).

Se uma diarista gastou 20 reais em custos na Odete por exemplo e adquiriu 2 clientes, o CAC seria 10 reais! Ou seja, cada cliente dessa diarista, custou 10 reais para ela adquirir!

O que é churn?

Churn é a taxa de rotatividade de clientes, ou seja, a porcentagem de clientes que deixam de utilizar um produto ou serviço em um determinado período de tempo.

Será que as profissionais diaristas perdem muitos clientes ao longo de sua carreira?

Esse aqui pra minha surpresa só confirmou o que toda plataforma que busca recorrência com serviços digitais sofre… Uma vez a profissional fidelizando o cliente, não tem mais como você mediar, controlar a negociação, por isso, nessas agências de limpeza a rotatividade de diaristas é muito grande.

Como calcular o churn?

O churn é calculado dividindo o número de clientes que deixaram de utilizar o produto ou serviço em determinado período pelo número total de clientes no início do mesmo período. O resultado é multiplicado por 100 para obter a porcentagem de churn.

Exemplo:
Se uma empresa tinha 1000 clientes no início do mês e, ao final do mês, 50 clientes cancelaram o serviço, o cálculo do churn seria: (50 / 1000) * 100 = 5% de churn. (Perda de 5%)

E no caso de uma diarista?

Se ela começou o mês com 10 clientes e fechou o mês com 1 ou seja…perdeu 9 => (9/10)*100 = 90%

Obs: Não existe CHURN positivo!…CHURN é sempre indicando PERDA!

O que é LTV?

LTV significa “Lifetime Value” (Valor Vitalício), que é uma métrica usada para medir o valor financeiro médio que um cliente traz para uma empresa durante todo o seu relacionamento com ela.

Será que ao longo da relação entre contratante e diarista ela sabe calcular o quanto aquele cliente está gerando de valor?

Como é calculado o LTV?

O LTV (Lifetime Value) é calculado multiplicando a receita média por cliente pelo tempo médio de vida do cliente.

Exemplo:
Se a receita média por cliente é R$100 e o tempo médio de vida do cliente é de 2 anos, o LTV seria de R$200, ou seja, uma diarista tem 3 clientes fixos na semana… 1 paga 150, outro paga 200, outro paga 180 e ambos estão a 5 meses com ela: (150+200+180)/3 = 176 é a média…. 176*5 = 883 é o LVT!

Com esses dados e exemplos é possível passar para elas uma visão comportamental de como elas podem pensar no trabalho delas como uma empresa!

Dar uma visão de gastos, investimentos, precificação, capacitação, formação afim dela evoluir profissionalmente cada vez mais!

Se você precisa contratar uma profissional diarista acessa https://odete.com.br